Lançado em 2006, com base no livro de nome
homônimo Perfume (1985) de grande sucesso e traduzido em mais de 45 línguas do
escritor alemão Patrick Süskind. Filmado na Alemanha, França e Espanha sob a
direção do alemão Tom Kykwer responsável pelo grande sucesso Corra, Lola, Corra
(1998).
Perfume, a história de um assassino é um
romance em flashback que conta a história de um homem rejeitado pela natureza
que possui um olfato extraordinariamente apurado, e é justamente esse talento que
permeia toda a história e que lhe permite reconhecer os odores mais
imperceptíveis e cheirá–los por mais longe que estejam, armazenando–os em sua
memória, também excepcional para relembrar aromas. Com esse olfato ele
aproveita para confeccionar, sem a mínima experiência, perfumes de qualidade
excepcional, que por não possuir cheiro próprio, compensa na criação de perfumes
mais ou menos atraentes, utilizando-os de acordo com as circunstâncias a fim de
ser notado pelos outros, transformando seu dom em paranoia assassina, demonstrando
indícios de psicopatia durante toda a história.
Traumatizado desde o abrir dos olhos, pela
mãe, que o abandonará à própria sorte junto a restos de peixes, órfão é levado
a um “abrigo” onde as crianças tentam mata-lo novamente, ainda bebê sofre mais
esse trauma que inconscientemente contribui para a formação de sua
personalidade doentia e extremamente singular. A história situa-se em Paris,
depois em Auvergne, em Montpellier, em Grasse e finalmente retorna a Paris.
Tudo começa quando Grenouille já adulto encontra
uma bela jovem, que de tanto desejar apoderar-se do seu odor acaba fazendo-a uma
das muitas jovens que o protagonista acaba por matar, em busca do perfume
perfeito, sua missão mesmo que psicopata. Em seguida Giuseppe Baldini um grande
perfumista falido compra o rapaz e o leva para aprender o ofício, com uma única
condição imposta por Grenouille: Ele precisa ensiná-lo a preservar o perfume de
todas as coisas. Após algum tempo Jean-Baptiste ainda não consegue aprender a
arte de preservar o perfume de todas as coisas e quase morre por sua obsessão.
Na tentativa de elaborar o melhor perfume do
mundo, o seu perfume, Grenouille, torna-se um verdadeiro Serial Killer quando descobre
que a base de seu perfume só pode ser extraída de uma fonte bastante incomum:
Corpos femininos. Porém o seu único desejo é preservar os melhores aromas que o
seu olfato pode captar. E ele consegue. O perfume produzido por ele o faz
verdadeiramente poderoso, como um anjo, Grenouille detém o poder de controlar o
amor com apenas uma gota do melhor perfume já produzido. Porém o amor, que
sempre foi um sentimento desconhecido para ele, torna-se sua ruína, que em meio
a um mercado fétido de Paris finalmente tem a ilusão de ser amado.
Com um estilo visual exagerado, as mudanças
de efeitos chegam a ser cansativa, por tamanha a quantidade de câmeras lentas,
tomadas rápidas, ângulos supostamente inusitados. Há também um abuso na
narração oral impedindo que o filme se assemelhe com a linguagem verbal do
livro que o originou e ganhe personalidade cinematográfica. Alem disso o filme
estende-se desnecessariamente em cenas diversas, encantado demais com o tema,
seus planos e soluções e com suas 2 horas e 30 minutos, Perfume é longo demais.
Em
contrapartida a fotografia e o figurino do filme são exemplares. O personagem
parece um coitado e não é de forma nenhuma ameaçadora, com sua sempre
escravidão, ele trabalha em lugares onde se produz perfume e lida com flores, e
também tem o passatempo de matar moças e corta-las os cabelos e na nudez
retirar a essência perfumada de seus corpos, cuidadosamente guardada em frascos
de vidro, que no fim viram elixires mágicos do amor.
O fim do filme revela esse perfume como sendo
a porção do acasalamento, como acontece com animais. E interessante os ângulos
de câmara e os bons efeitos especiais e os lugares focados para ambientar a
falta de higiene da Paris do século XVIII, isso torna inegável o mérito de ter
conseguido filmar o infilmável - odores. Afinal, trata-se de uma obra sobre odores
que não conseguem ser capturados por filmagens, entretanto isso se consegue de
certa forma ser registrado na tela através de insinuações visuais e apelando
para a memória olfativa do público.
O que também pode ser observado é a atitude religiosa,
quando a igreja no filme associa sempre a maldade com uma tendência psicopata
de uma pessoa, ao demônio. Rico em cenas extremamente belas e chocantes por
toda trama ao associarmos todos esses elementos, possuímos um filme que
confunde e choca quem o assiste e divide os sentimentos entre a revolta e a piedade.
Por fim Grenouille uni seu poder paranormal, com
seu gênio psicopata. Um filme muito bom, talvez um dos melhores no estilo pelo
ritmo anti-heroico e amoral que segue o protagonista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário