domingo, 31 de janeiro de 2021

TOP 10| LIVROS PARA APRENDER SOBRE CIÊNCIAS



Para esta lista separei alguns livros com temáticas mais voltadas às ciências, sejam elas exatas e da Terra ou ciências humanas.



O meu favorito de todos é Darwin, escrito por Nelio Bizzo sobre a viagem do famoso cientista Charles Darwin por diversos lugares desde Europa as Américas e como essa viagem foi decisiva para a formulação da Teoria da Evolução. Outro livro sobre um grande cientista é Física Atômica E Conhecimento Humano, com os ensaios de 1932 – 1957 do físico Niels Bohr e a Teoria Quântica.


 

Aqui também estão vários textos básicos de geociências, como História geológica da vida de A. Lee MacAlester; Tempo geológico de Don l. Eicher; Recursos Minerais da Terra de Brian J. Skinner e O Homem e o Oceano de Brian J. Skinner e Karl K. Turekian. Por último Educação Ambiental de Fabio Cascino sobre princípios e história para formação de professores.



Confiram os 10 LIVROS PARA APRENDER SOBRE CIÊNCIAS:

 

1: Darwin - Nelio Bizzo



Mostra de forma simples e atraente como Darwin percorreu sua jornada para formular a teoria da evolução, salientando seu lado geólogo e seus raciocínios a cada passo que dava em direção a essa nova descoberta.


 

2: Física Atômica E Conhecimento Humano - Niels Bohr



A divisão cartesiana entre sujeito e objeto dominou a mente humana nos três últimos séculos. Será preciso muito tempo, até que o problema da realidade e do conhecimento seja amplamente compreendido a partir de outra matriz. Isso, no entanto, é necessário. A teoria quântica não divide mais o mundo em grupos de diferentes objetos, separados de nós, mas em grupos de diferentes interações, que incluem o observador. Quem, neste livro, reflete sobre isso é Niels Bohr, pioneiro dessa revolução.


 

3: Oficina de Tradução - Rosemary Arrojo

 

O que acontece quando traduzimos um texto? A que devemos ser "fiéis" quando realizamos uma tradução? Sob os pontos de vista teórico e prático, é possível traduzirmos com sucesso textos literários e poéticos? Essas são algumas das questões que norteiam as reflexões desenvolvidas neste livro.


 

Através da ótima de teorias textuais contemporâneas, que consideram o papel fundamental do leitor e seu contexto histórico social na produção de uma leitura, Oficina de Tradução pretende abrir espaço para uma discussão atualizada sobre os principais problemas teóricos que envolvem o ato tradutório. Além disso, transfere essas questões para a prática, através da análise de três poemas e suas respectivas traduções.


 

4: Sobre o Suicídio - Karl Marx

 

Em 'Sobre o suicídio' Marx trata da esfera da vida privada, das angústias da existência mediada pela propriedade e pelas relações de classe, e que antecipa temas como o direito ao aborto, o feminismo e a opressão familiar na sociedade capitalista. Diferente também na sua origem, o texto tem por base uma tradução comentada de passagens de Du suicide et ses causes, um capítulo das memórias de Jacques Peuchet, diretor dos Arquivos da Polícia de Paris durante o período da Restauração, que se torna uma espécie de 'co-autor' desta obra.


 

A partir dos interessantes casos policiais de suicídio relatados por Peuchet, Marx tece as relações entre a vida privada e a estrutura social. Analisa o suicídio como expressão extrema de uma sociedade doente, de um sistema que necessita de uma transformação radical para resolver não só as questões do campo da política e da economia, mas também as opressões nas relações sociais e o mal-estar dos indivíduos. Com um texto claro, surpreendente e muitas vezes apaixonado em suas argumentações, “Sobre o Suicídio “revela uma faceta ignorada de um dos mais famosos e influentes pensadores da humanidade; suas ideias sobre relações pessoais.


 

5: História geológica da vida - A. Lee MacAlester

 

Este livro traz assuntos relacionados a origem e o desenvolvimento da vida primitiva, a diversificação da vida, vida no mar, a transição para o continente, plantas terrestres, os répteis e mamíferos e o homem.


 

6: Tempo geológico - Don l. Eicher

 

Aqui vai uma dica de leitura para os camaradas que se dizem ateus, mas sabem tão pouco sobre a origem e evolução da vida como qualquer cristão conhece a Bíblia. É necessário ter conhecimento no que se acredita, não há nada mais vergonhoso do que encontrar ateus que não tem nenhum tipo de argumento e que acabam se tornando tão parecido como qualquer outro teísta, tentando explicar a existência de um ser superior simplesmente na base do 'alguém me contou'.


 

7: Recursos Minerais da Terra - Brian J. Skinner

 

O que é um Recurso Natural?  Recursos Renováveis e Não Renováveis. Recursos Não Renováveis. Tipos de Recursos Minerais.

Abundância e Disponibilidade dos Recursos Naturais da Terra   

Metais: Os Elementos Abundantes

Metais: Os Elementos Escassos

Minerais Industriais: Suprimentos Químicos e Fertilizantes   

Rochas Industriais: Materiais de Construção  

Energia: A Saga dos Combustíveis Fósseis   


 

8: Educação Ambiental - Fabio Cascino


 

Uma proposta sobre Educação Ambiental para o futuro, alguns fundamentos sobre a nova visão que o ambiente desempenha, uma nova ciência surgida da resposta de preservar o planeta.


 

9: O Homem e o Oceano - Brian J. Skinner e Karl K. Turekian

 

O conceito de recurso Recursos renováveis: pesca. Recursos não-renováveis.

Recursos minerais do fundo do mar

Energia

Recursos químicos da água do mar

Dessalinização  

Poluição dos oceanos

Reservas e recursos do mar territorial brasileiro


 

10:  Estatística fácil - Antonio Arnot Crespo


 

Este livro é voltado para todos os estudantes de cursos técnicos de Contabilidade bem como para os alunos de cursos superiores e profissionais diversos que necessitam de uma abordagem introdutória do assunto. Com uma linguagem extremamente objetiva, a principal preocupação de Estatística fácil foi a de apresentar de maneira clara todos os tópicos exigidos pelos programas dos cursos profissionalizantes, de modo a facilitar o aprendizado por parte do aluno.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário