domingo, 31 de janeiro de 2021

TOP 10| LIVROS PARA LER EM OUTRO IDIOMA ALÉM DO PORTUGUÊS



Romeu e Julieta de William Shakespeare é uma leitura fácil, porque quase sempre a tradução é feita de forma a adaptar o texto. Além disso o livro é uma obra-prima do autor. De Shakespeare eu li Romeu e Julieta em Inglês e Otelo em espanhol. Otelo foi uma leitura ainda mais simples, foi a edição estava traduzida do inglês para o espanhol.



Edições de traduzidas de um idioma estrangeiro para outro idioma estrangeiro são excelentes para quem está aprendendo uma segunda língua. Outro título que li em espanhol foi “Extraordinário”, ou La Lección de August da R. J. Palacio. São poucos os livros que eu li mais de uma vez na vida. Quando isso acontece é como o caso de Extraordinário, que eu li pela primeira vez em 2013 e reli 6 anos depois, em outro idioma.


 

Outro facilzinho de ler é The Terminator no original em inglês. O livro produzido 30 anos após o lançamento do filme é uma versão em romance do roteiro original, assinado pelo próprio Cameron, em parceria com o roteirista Bill Wisher e o escritor Randall Frakes.


 

Para quem busca livros em francês um ótimo começo é com Cartão Vermelho ou Morte Súbita, literatura infantil. Mas meu primeiro livro em francês foi Enfim, Juntos. Na época não entendi tudo, mas foi uma experiência fantástica. Tive a oportunidade de começar com ENSEMBLE C'EST TOUT, que é acima de tudo uma história de amor. É um livro muito triste, porque conta a verdade sobre a vida das pessoas sem esconder os momentos difíceis que estão presentes ao longo da história, e também é engraçado e às vezes confuso. Em suma, ENSEMBLE C'EST TOUT é uma mistura de sentimentos reunidos em 600 páginas!


 

Um bônus desta lista é “O Vendedor de Passados” do escritor angolano José Eduardo Agualusa, e escrito no português de Angola. Perfeito para quem está aprendendo português e quer algo fora do circuito Portugal-Brasil.


Cena do filme "Extraordinário", 2017.

 

Muito dos filmes aqui separados possuem adaptações para o cinema. ENSEMBLE C'EST TOUT é um dos meus filmes favoritos. É ainda melhor porque é com a Audrey Tautou (Amélie Poulain) e com um carinha que é muito fofo. É uma adaptação tão linda que os diálogos mais marcantes do livro são idênticos no filme. O livro é maravilhoso e o filme é igualmente maravilhoso.


Cena do Filme "Enfim, Juntos", 2007.

 

Mais três títulos dessa lista são obras em inglês, excelentes para quem buscar algo simples de ler nesse idioma: São leituras fácies, com poucas páginas e capítulos bem curtinhos. Sigam a lista para descobrir quais títulos eu separei PARA LER EM OUTRO IDIOMA ALÉM DO PORTUGUÊS!


 

1 - Otelo (O Mouro de Veneza) - William Shakespeare

 

 

O ciúme ganhou dimensão clássica a partir de Otelo, que é personagem citado sempre como seu grande símbolo. Shakespeare vai fundo ao construir esta tragédia em que explora várias faces da alma humana. O pérfido Iago conduz Otelo a um ciúme infernal e enlouquecedor. O bravo mouro, veterano de terríveis batalhas e representante militar do reino de Veneza, capitula diante do mais mesquinho sentimento em relação à bela Desdêmona...

 

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar. ~William Shakespeare

2 – Cartão Vermelho ou Morte Súbita - Philippe Barbeau

 

Jérôme, filho do banqueiro Forestier, está na delegacia. Em sua mochila esportiva, há um milhão de euros. Ele se recusa a falar. Ao mesmo tempo, Charlotte, uma garota da idade dele, pensa: tudo correrá como planejado até as 18h?


 

Enquanto isso, um homem espera em um hotel. Ele tem uma arma na mão e está olhando para a hora. Ele sabe que às 18h estará acabado. Qual o papel de Jérôme nesta história? Ele vai ficar bem?

 

3: Exterminador - Randall Frakes


 

Em 1984, um ciborgue chega em Los Angeles com uma missão: assassinar mulheres. Suas vítimas têm em comum apenas o nome: Sarah Connor. A última Sarah é resgatada por um soldado que alega vir do século XXI. Tem início uma perseguição que põe em risco o destino da humanidade.



O ciborgue é um T-800, máquina de matar perfeita, incapaz de sentir pena, medo ou dor. Nada o fará desistir enquanto não eliminar o líder da resistência humana antes mesmo do seu nascimento. Sem a existência de John Connor, estaremos completamente à mercê da tirania de máquinas inteligentes num futuro sombrio, e cada vez mais próximo. 2029, o Ano da Escuridão.

 

4: Extraordinário - R. J. Palacio


 

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela e uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele e um menino igual a todos os outros.


 

A vida do Auggie é um desses exemplos de superação capaz de inspirar qualquer pessoa. Guardo um carinho enorme por essa estória. E acredito que deve ser obrigação de todo leitor ter contato com essa obra. Se engana quem pensa que é um livro para crianças. Extraordinário nos ensina muito sobre empatia e ser amigável. A respeitar as diferenças e sempre tentar ser gentil com as pessoas.


 

“Devemos ser lembrados pelas coisas que fazemos. As coisas que fazemos são as mais importantes de todas. Eles são mais importantes do que o que dizemos ou nossa aparência. As coisas que fazemos duram mais do que nossas vidas ... As coisas que fazemos são feitas das memórias que as pessoas têm de você. É por isso que suas ações são como seus monumentos. Eles são construídos com memórias e não com pedras. "


 

5:  Os Contos de Cantuária - Geoffrey Chaucer


A história de Chaucer sobre seu heterogêneo grupo de viajantes em peregrinação ao santuário de Thomas a Becket se tornou lendária e ainda representa, nas palavras de John Dryden, "a abundância de Deus". The Canterbury Tales, compilado no final do século XIV, é um retrato incisivo, infundido com a sagacidade irônica de Chaucer e sua linguagem poética e vibrante. Ele evoca um espectro de personagens coloridos, desde a obscena Esposa de Bath ao valente Cavaleiro, a fastidiosa Prioresa e o corpulento e bêbado Miller.



Enquanto caminham de Southwark para Canterbury, contos são contados para passar o tempo, e as histórias são tão diversas quanto os narradores, abrangendo temas como adultério, vingança, amor cortês, luxúria, avareza e penitência. Tão engraçado hoje quanto quando foi escrito há mais de seis séculos, The Canterbury Tales continua sendo uma das mais populares e agradáveis obras clássicas da literatura.


 

6 - Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern


Cena do filme "Simplesmente Acontece", 2014.


O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de e-mails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.


 

7 - Romeu e Julieta - William Shakespeare


 

A obra dramática de Shakespeare funde uma visão poética e refinada a um forte caráter popular, no qual os assassinos, as violações, os incestos e as traições são os ingredientes. Suas peças trazem um estudo magistral da psicologia dos protagonistas realçado pelo equilíbrio com que o autor apresenta outras personagens, bem como pelo contraponto entre os diálogos e monólogos - perfeitas obras-primas de linguagem poética.



A tragédia "Romeu e Julieta" (1594-1595) é uma das suas obras-primas. A história foi baseada em fatos reais, ocorridos na Itália medieval. Na literatura universal, nenhuma outra história de amor teve o mesmo sucesso que a dos amantes de Verona.


 

8 - Alice No País das Maravilhas - Lewis Carroll

 


Obra-prima criada pelo escritor inglês Lewis Carroll, no século XIX, Alice no País das Maravilhas imortalizou-se na literatura mundial como uma fábula capaz de encantar adultos e crianças. Uma ficção sem igual que se tornou sucesso há mais de cem anos e ainda hoje é um clássico obrigatório para leitores de todas as idades.


 

O livro conta a história de uma menina curiosa que decide seguir um coelho branco, quando de repente cai em sua toca e é levada a um reino onírico, onde convive com criaturas estranhas e se envolve nas mais inusitadas aventuras. Neste universo inesperado, não há limites entre sonho e realidade.



Mais do que uma obra ficcional-juvenil, Alice no País das Maravilhas é uma alucinante viagem por um mundo nada óbvio em que imaginação, desafios de lógica, jogos de palavras e situações nonsense combinam-se de maneira única e inesquecível.

 

9 - O Vendedor de Passados - José Eduardo Agualusa


 

Esta é a história de um albino que mora em Luanda, Angola, e que traça árvores genealógicas em troco de dinheiro. Estranho ofício, estranho o personagem principal - o vendedor de passados falsos, Félix Ventura - e mais estranho ainda o narrador: uma osga, um tipo de lagartixa. É ela que vai contar como o albino Félix fabrica uma genealogia de luxo para seus clientes. São prósperos empresários, políticos e generais da emergente burguesia angolana que têm futuro assegurado, mas falta-lhes um bom passado.


 

A vida de Félix anda muito bem, até que uma noite recebe a visita de um estrangeiro à procura de uma identidade angolana. E, então, numa vertigem, o passado irrompe pelo presente e o impossível começa a acontecer. Sátira feroz à atual sociedade angolana, "O Vendedor de Passados" é uma reflexão sobre a construção da memória e seus equívocos.


 

10: Enfim, juntos - Anna Gavalda


 

Camille desenha. Antes desenhava, agora ela faz trabalhos domésticos à noite. Philibert, puro aristocrata, acomoda Franck, cozinheiro de profissão, cuja existência gira em torno de garotas, motocicletas e Paulette, sua avó. Paulette mora sozinha, cai muito e esconde os hematomas, apavorada com a ideia de morrer longe de seu jardim. Esses quatro nunca deveriam ter se conhecido. Muito perdidos, muito solitários, muito maltratados ... E, no entanto, o destino, ou mesmo a vida, acaso, amor - chame do que quiser - vai sacudi-los um pouco. A história deles é a teoria do dominó, mas ao contrário. Em vez de cair, eles se ajudam a se levantar.


Mas estou bem com você ...
- Mas eu sou bom com você também ... Eu sou até muito bom, mas não dou a mínima que você seja bom comigo. Eu quero que você esteja comigo.

 

Nós transamos juntos, bebemos juntos, mas não vamos nos apaixonar de qualquer maneira!

 

"O que impede as pessoas de viverem juntas não são as diferenças, são as besteiras"


"O que impede as pessoas de viverem juntas não são as diferenças, são as besteiras"Mantenha seu sorrisinho de merda pata você mesmo, eu não quero isso. Isso é tudo que você sabe dar ... Pequenos sorrisos para confundir as pessoas ... Continue, continue. Você vai acabar sozinha em sua masmorra com seus lápis de cor e será bem feito para você. Eu, sinto que estou cansado, aí ... A minhoca apaixonada por uma estrela, está bem por enquanto".


Nenhum comentário:

Postar um comentário