sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

GRANDES AUTORES| Sir Arthur Conan Doyle & Franz Kafka

Sherlock Holmes é um personagem bem conhecido da cultura pop. Suas aventuras escritas por Sir Arthur Conan Doyle foram eternizadas em diversos momentos para o teatro, cinema e televisão. Mais recentemente uma produção da Netflix trouxe uma trama totalmente desvinculada dos textos de Arthur Conan Doyle sobre uma irmã do detetive.


Enola Holmes


Diversas edições de seus livros também podem ser encontradas nas livrarias. Alguns anos atrás li o primeiro volume de uma coleção que tinha por objetivo agrupar todos os contos do detetive. Tive a oportunidade de conhecer estórias como Escândalo na Boêmia; A liga dos cabeças vermelhas; Um caso de identidade; O mistério do vale Boscombe; As cinco sementes de laranja; O carbúnculo azul; A banda malhada; O polegar do engenheiro; O nobre solteirão; O homem da boca torta; O diadema de berilos e; As faias acobreadas.


Sir Arthur Conan Doyle


A produção de Arthur Conan Doyle voltada ao Sherlock Holmes é extensa. Somente nessa coleção estão reunidas cerca de 70 aventuras. Não consegui ler todas, e em determinado momento achei que os enredos passaram a ficar muito repetidos. Anos depois li “Aventuras inéditas de Sherlock Holmes”, desta vez com um conteúdo mais diferente e que foi descartado pelo autor na época de sucesso.


Franz Kafka


Outro escritor fantástico, porém, não tão conhecido é o Kafka. Franz Kafka é sem dúvidas um dos maiores escritores de todos o tempo! Tive acesso a suas estória e história por meio de um romance biográfico sobre a vida e o tempo de Franz Kafka escrito por Jeanette Rozsas. Me apaixonei pela vida do autor e posteriormente busquei ler sua obra mais conhecida “A Metemorfose”, seguido de “O Veredicto” e “Carta ao Pai”.  Seus livros são únicos, intimistas e melancólicos.


No total já li mais de 30 casos do detetive mais famoso da história e acho suficiente para uma vida. Gostaria de ler mais alguns livros do Kafka nos próximos anos. A seguir separei a sinopse divulgada pela editora sobre cada um dos livros mencionados no texto.

 

Kafka e a marca do corvo - Jeanette Rozsas



Biografia romanceada de Kafka, onde a autora pesquisou durante anos, para se certificar de que a fidelidade histórica não sofresse o menor arranhão. E, numa parceria equilibradíssima, aliado ao cuidado da pesquisadora sempre esteve presente o talento da prosadora. A obra de Kafka — sua linguagem protocolar, os contos fantásticos e os romances claustrofóbicos, as cartas e os diários angustiados — marcou profundamente muitas gerações de escritores. Somente uma escritora muito apaixonada por essa obra poderia realizar este cativante romance biográfico.

 

Carta ao Pai - Franz Kafka


 

A Carta ao pai é uma peça fascinante da obra de Franz Kafka. Dificilmente algum filho pôde escrever ao pai carta mais pungente do que esta. Nela o grande escritor realiza um ajuste de contas memorável com o tirano familiar Hermann Kafka. O móvel do confronto é uma tentativa de casamento do filho que o pai desaprova, mas o texto abrange toda a relação entre ambos, num ritmo dolorosamente ágil. Como sempre, a capacidade de análise e argumentação do escritor surpreende. Aqui ela transforma uma carta em documento perene da literatura universal.

 

O Veredicto - Franz Kafka


 

 Em 10 de setembro de 1912, às dez horas da noite, Franz Kafka (1883-1924) começou a escrever "O veredicto". Quando terminou, por volta das seis horas da manhã do dia seguinte, totalmente esgotado, apontou em seu diário que havia descoberto “como tudo poderia ser dito”; que inclusive para as ideias mais estranhas havia um grande fogo pronto, no qual elas se consumiam para depois ressuscitarem.

 

A Metamorfose - Franz Kafka

 

Dois meses depois viria "A metamorfose", a mais conhecida, a mais citada, a mais estudada de suas obras. Em 7 de dezembro Kafka escrevia à sua noiva, Felice Bauer: “Minha pequena história está terminada”. A obra era concluída 20 dias depois de ter sido iniciada.

 

Aventuras Inéditas de Sherlock Holmes - Sir Arthur Conan Doyle



Uma coletânea com estórias até então sem tradução para o português. São alguns dos casos que o autor não gostava e por isso manteve guardado, além de alguns que não eram sobre o próprio Holmes. 
Neste livro, o leitor terá mais doze histórias de Sherlock Holmes. Peter Hanning, consagrado sherlockiano, organizador desta antologia publicada pela primeira vez no Brasil em 1987, resgatou estas preciosidades e editou com comentários e estudos meticulosos referentes a cada história.

 

As Aventuras de Sherlock Holmes - Sir Arthur Conan Doyle



"Você tem nas mãos a solução definitiva para as histórias reunidas de Sherlock Holmes." ~ Da introdução de John Le Carré

 


A série, com todas as histórias protagonizadas pelo detetive e seu fiel escudeiro Watson (a ser publicada em cinco volumes). O primeiro volume traz, na sequência em que foram originalmente publicados na Strand Magazine entre 1891 e 1892, os 12 contos que compõem "As Aventuras de Sherlock Holmes", entre eles "Escândalo na Boêmia", texto de estreia do personagem.

 

Com mais de 600 notas de Leslie S. Klinger, a maior autoridade mundial no assunto, o livro procura esclarecer as dúvidas que ainda pairavam sobre os casos resolvidos por Holmes e Watson, além de trazer minuciosas informações sobre a época em que foram escritos. Algumas notas são baseadas em fontes recentemente reveladas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário