terça-feira, 27 de setembro de 2022

RESENHA - O ALQUIMISTA (L’ALCHIMISTE) – PAULO COELHO


"Quando você deseja algo todo o universo conspira para que isso aconteça"  

Mais um para conta e mais um do Paulo Coelho!  

 

Perto de completar 1 ano aqui na França, eu não poderia ter lido algo melhor. O Alquimista foi uma história que me falou muito, e justamente por isso, por falar sobre a força dos sonhos. 


 

O livro publicado em 1988 se tornou a obra brasileira mais lida em todo o planeta. Foi inclusive o livro que projetou Paulo Coelho no cenário nacional e internacional. Desde 2002 o autor é membro da Academia Brasileira de Letras e nesses 34 desde o lançamento anos já inspirou mais de 200 milhões de leitores.

 

Esse é meu terceiro e de longe o mais simbólico. Simbolismo que as vezes me incomoda, além de ser um romance bem religioso. Tem muito dos elementos típicos de guias de autoajuda também.

 

Mas fora isso a narrativa é bem simples. Eu que li traduzido para o francês não senti muita dificuldade. O autor escreve de forma clara, não dá muitas voltas, e com isso entrega um texto acessível, que qualquer pessoa pode ler sem problemas. 

 

Já tenho outros 3 na estante esperando o momento de serem lidos. Na Europa Paulo Coelho é bem cultuado, e principalmente O Alquimista já é considerado um clássico moderno. 

 

Sem dúvidas essa é uma grande obra da Literatura Brasileira. Um texto para mostrar que sonhos são maiores que tudo, até mesmo o amor. Uma história muito comovente, que mescla leitura para reflexão e entretenimento.

 

SINOPSE 


 

O jovem pastor Santiago tem um sonho que se repete. O sonho fala de um tesouro oculto, guardado perto das Pirâmides do Egito. 


 

Decidido a seguir seu sonho, o rapaz se depara com os grandes mistérios que acompanham a raça humana desde a sua criação; o Amor, os sinais de Deus, o sonho que cada um de nós precisa seguir na vida.


 

A peregrinação de Santiago, narrada pelo escritor Paulo Coelho em O alquimista transformou-se num dos maiores fenômenos literários.


 

Caminhando em uma caravana pelo deserto do Saara, ele entra em contato com pessoas e presságios que lhe indicam o caminho a seguir. Entre eles, um misterioso personagem - um Alquimista.

 

É quem irá ensiná-lo a penetrar na Alma do Mundo, e a receber todas as pistas necessárias para chegar até o tesouro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário