segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

RESENHA| CONTOS DA RUA BROCÁ



A obra, tradução dos contos de fadas (e bruxas) "Contes de la rue Broca", contém 13 contos de cerca de 20 páginas cada, todos escritos pelo francês Pierre Gripari e publicados pela primeira vez em 1967. 

No Brasil a editora Martins Fontes lançou uma edição com ótimas ilustrações, assinadas pela Cláudia Scatamacchia. O trabalho de traduzir ficou por conta de Monica Stahel, que realizou um excelente trabalho e adaptação dos contos e das músicas/ feitiços que aparecem no texto. 


A narrativa é feita para crianças, mas adultos também podem ler. O pré-requisito para esta leitura é ter imaginação. As estórias são as mais fantasiosas possíveis, e incluem desde uma batata falante que se apaixona por uma guitarra até a história da criação do Universo e um porquinho malandro que rouba uma estrela. Mas em tudo há um elemento comum, a tenda do Seu Said, localizada na Rua Brocá, em Paris. É nesse local que o autor escuta e conta suas estórias que mais tarde foram reunidas nesta coletânea.


O livro foi adaptado para o formato de desenho animado no ano de 1995, e você consegue conferir os episódios no YouTube, em diferentes dublagens. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário