domingo, 3 de maio de 2015

“Harry Potter não é literatura” diz Ruth Rocha em entrevista



Comemorando 50 anos de carreira, a autora brasileira Ruth Rocha deu uma entrevista especial para iG ON falando de sua carreira e da importância da leitura durante a infância. Ruth foi bem categórica ao ser perguntada sobre o que ela acha da literatura fantástica atual, em especial sobre a saga Harry Potter:



 “Isto não é literatura, isto é uma bobagem. É moda, vai passar. Criança deve ler tudo, o que tem vontade, o que gosta, mas eu sei que não é bom. O que eu acho que é literatura é uma expressão do autor, da sua alma, das suas crenças, e cria uma coisa nova. Esta literatura com bruxas é artificial, para seguir o modismo. Acho que o Harry Potter fez sucesso e está todo mundo indo atrás. […] Não acho errado os livros [de Harry Potter] fazerem sucesso. Eu gosto porque acho que as crianças leem, mas eu não gosto de ler “Harry Potter”, não acho que é literatura “



           

Aos 84 anos e com o livro mais recente, “Solta o Sabiá”, lançado em 2012, Ruth está longe de se aposentar, mas também não está planejando novas histórias para um futuro próximo. Ela tem se dedicado a sua coleção de livros para educação infantil “As Pessoinhas” e para o relançamento de seus livros, principalmente a série “O que é O que é?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário