terça-feira, 2 de janeiro de 2024

MINHA RETROSPECTIVA DE FILMES E SÉRIES 2023


TRE PIANI

 

Para fechar 2023 com filme segui uma indicação do Vincent e gostei muito. Várias histórias familiares interligadas, um roteiro interessante e até certo ponto simples, porém capaz de despertar a curiosidade de quem assiste.

 

Dica para quem busca produções cinematográficas sobre a Itália dos dias atuais.

 

SHAZAM 2

 

Comecei a ver esse filme no avião no caminho de volta a França. Mas não achei lá essas coisas, apesar de ter gostado, e muito, do primeiro. Por isso nem fiz questão de assisti-lo até o final.

 

Mas como não consigo deixar nada pela metade, voltei para terminá-lo. Enfim, deixa muito a desejar. Basicamente é um filme sem pé nem cabeça, típico da DC com umas histórias que parecem não levar a lugar nenhum. Até mesmo o humor enfraqueceu. Outro fracasso, e novamente uma continuação que nunca virá.

 

JOGOS VORAZES – A CANTIGA DOS PÁSSAROS E DAS SERPENTES

 

Meu eu adolescente agradece por esse filme. Eu li o livro novo a pouco tempo então tudo ainda tá fresquinho na minha cabeça. Só posso dizer: Ótimo filme. Uma excelente adaptação. 

 

A produção se manteve super fiel ao livro, apenas omitindo algumas coisas por conta da duração do filme, uma das mais longas da saga.

 

O elenco ficou um show, e mesmo as músicas se tornaram um ponto forte da adaptação. É realmente diferente da história da Katniss, porém ainda 100% Jogos Vorazes.

 

NAPOLEÃO

 

Apesar das críticas bem duras o filme não está tão ruim. Entendo quem comentou que o longa-metragem carece de um roteiro mais conciso, já que o diretor preferiu abordar um longo período histórico o que resultou em vários cortes quase como em um documentário. Não chega a ser cansativo, pois há muitas cenas de ação, guerra e também os detalhes da vida conjugal de Napoleão.

 

É um pouco estranho pois tudo está em inglês, com exceção de algumas frases de efeito e das canções. No mais, é uma boa experiencia cinematográfica.

 

BIG MOUTH - 7ª TEMPORADA

 

Ousado, irreverente e sem-noção.  Temporada após temporada e o show segue muito bom.  Cada vez mais eles brincam com essa coisa da quarta parede e de conversar diretamente com o telespectador, de fazer piada do próprio programa. Eu amo.

 

Tenho certeza que continuarei assistindo enquanto houver temporadas! E finalmente rumo ao ensino médio dessa vez.

 

AU REVOIR LES ENFANTS

 

Tristemente encantador. O filme mantém o nível de tensão altíssimo para soltar absolutamente tudo no final. Não poderia dizer que foi uma surpresa, pois filmes sobre a Segunda Guerra Mundial não costumam ter final feliz.


LE SYNDROME DES AMOURS PASSEÉS 

 

Surpreso com o roteiro desse filme. Gostei muuuuuito !

Graças ao Vincent, cada dia, gosto mais de filmes independentes. 

São histórias realmente diferentes do que estou acostumado. Este é principalmente inusitado, além da ideia original, ainda mistura essa vibe de comédia romântica que eu adoro!


EU NUNCA (I HAVE NEVER EVER) – 4ª E ÚLTIMA TEMPORADA

 

Que final lindo. Eu amei. Terminou como eu queria.

Realmente a personagem evoluiu muito durantes as temporadas. O amadurecimento vem também por conta da atriz, que começou o show bem mais jovem que o restante do elenco. E que elenco! Super variado.

Pautas atuais, sem se preocupar em tentar ensinar algo a todo instante. Ou seja, era realmente divertida.

Uma das séries que eu mais recomendo! 

10 capítulos por temporada, 30 minutos cada episódios, 4 temporadas. 

É um programa sem enrolação, a série prometeu e entregou.

 

PATRULHA CANINA 2

 

O auge da minha carreira de cinéfilo. Fui assistir A Patrulha Canina 2 no cinema, e ainda por cima sem ao menos ter visto o primeiro filme.

Fui de convidado com o Vincent, que dormiu durante a sessão, e os sobrinhos dele, que obviamente amaram o filme. Eu também não tenho do que reclamar!

 

O SOM DA LIBERDADE

 

Apesar da muita polêmica, o filme não é tão ruim assim. Pelo contrário, eu gostei bastante. Estava com certo receio de assisti-lo pois vi muitos comentários afirmando que se tratava de um filme religioso. É certo que o filme tem um viés católico, mas não passa disso. O resto é muita ação, carregado de um resgate dramático, que mesmo que não tenha acontecido na vida real, a gente sabe que aquilo ali existe. É comovente, e apesar de não ter nada muito explicito, ainda consegue ser um filme bem forte.


NOSSO SONHO (História de Claudinho & Buchecha)

 

O filme ficou muito bom! Está bem feitinho, e não fica cansativo. Eu não conhecia nada da história da dupla, a não ser uma ou outra canção de sucesso, e me surpreendi com cada cena. Esse é um ótimo exemplo de como o cinema brasileiro consegue criar obras fantásticas e de altíssima qualidade.

 

DESENCANTO – 5ª E ÚLTIMA TEMPORADA

Fim definitivo de uma das minhas favoritas. Eu, desde sempre, fã de Os Simpsons e Futurama, amei essa série de contos de fada da idade média.

 

THE BOYS – 3ª TEMPORADA

 

A série continua muito boa mesmo após a 3a temporada, o que me incomoda é a quantidade de violência gratuita. Também vejo que o programa está cada vez mais parecido com The Walking Dead, o núcleo principal permanece intacto temporada após temporada. Nada acontecem com eles, o que acaba com todos os momentos de tensão.

 

TARTARUGAS NINJAS: CAOS MUTANTE

 

Que filme bom. O estilo de animação ficou muito legal, e a dublagem fez um ótimo trabalho para adaptar os diálogos.



O PORTEIRO

 

Nem lembro a última vez que assisti uma comédia nacional no cinema. Acho que essa foi a primeira vez e realmente não sou muito fã. Eu amo o cinema nacional, porém prefiro outros gêneros. Porém, topei ir ao cinema para que o Vincent tivesse a chance de assistir um filme brasileiro no Brasil. O filme não foi dos melhores, mas estávamos na sala VIP, era uma quinta-feira à tarde, e além de nós tinha apenas mais uma telespectadora. Senti que tínhamos alugado a sessão inteira.

 

FESTIM DIABÓLICO

 

Um filmaço. 

É um excelente filme do ponta de vista técnico e também de sua trama hiper interessante.

O roteiro surgiu de uma peça de teatro e o próprio filme lembra muito isso. Tem uns planos sequência longuíssimos, com muitos diálogos que levam a reflexão. 

Um filme de 1948, porém super atual. Alfred Hitchcock muito ousado. Genial!

 

BESOURO AZUL

 

Muito bom. Engraçado e com uma trama interessante. Impossível não lembrar de Batman e Homem-Aranha, outros super heróis animais (homem-formiga a gente esquece que existe).

O principal ponto negativo é a dublagem. Tem muitos diálogos e frases em espanhol e claramente os dubladores não conhecem o idioma.

Minha crítica para os filmes da DC continua a mesma. Eles são bons, porém não levam a lugar nenhum. Eles lançam vários filmes desconexos.

 

THE LAST OF US – 1ª TEMPORADA

 

Combinamos de assistir juntos e por isso tardamos meses. A série é excelente. Eu adoro essa temática pós apocalíptica, e curti ainda mais pela diferença entre as séries de zumbi já tão batidas. Eu que fiquei órfão de The Walking Dead achei um programa a altura. De qualidade está no nível de House of Dragon e Game of Thrones.

 

ELEMENTOS

AMEI. 

Emocionante! 

Para ser ainda mais perfeito faltou apenas algumas musiquinhas. Isso também é algo que deixa o filme menos infantil ainda. Tem um roteiro super maduro, uma história cativante e tudo isso na forma de animação. Trata de assuntos bem atuais, sem perder a beleza dos traços e cores do estúdio.

Novamente a Pixar entregando ótimos filmes!



ESTRANHO ENCONTRO

Um filme incrível. Puramente brasileiro, de 1957. Me surpreendi pela qualidade da trama, misteriosa e engraçada ao mesmo tempo. É uma produção muito interessante.

 

AS DEUSAS

Um verdadeiro pornochanchada! Muito ousado inclusive para os anos 79.

O enredo é um pouco sem noção, quase não tem diálogos, e quando os personagens conversam, as atuações são tão ruins que parece a leitura do roteiro. 



BLACK ADAM

 

Mais um fracasso da DC Comics. Estava curioso para ver o resultado. O filme é até bom, mas falta conexões no universo da DC. A trama toda parece surgir do nada. Até mesmo o elenco deixa a desejar, e os personagens são tão desconhecidos quanto as intenções da DC ao lançar um filme desses. Shazam ao menos consegue ser engraçado e por isso ganhou um dinheirinho para a continuação. Pelo visto, Black Adam não vai ter o mesmo destino...

 

BARBIE 

 

Amei. 

Um filme incrível.  E claramente um live-action para adultos que passeia entre o humor ácido e aquele besteirol que a gente ama. 

É um espetáculo feito para o cinema, com cenários lindos, ainda de se admirar mais ao pensar que foram construídos de verdade, e não apenas feitos em computação gráfica. A gente termina a sessão com o sentimento de dinheiro bem gasto.

P.s.: As controvérsias estão centradas no roteiro, que na minha opinião, é uma das melhores coisas do filme.

 

THE WALKING DEAD - 11ª TEMPORADA E ÚLTIMA

 

Consegui! 

Fim de uma era. E sim, foram 10 anos. Até mais. Comecei a assistir The Walking Dead em 2013. Meu primeiro vício. E como eu gostava dessa série... 

Li a história em quadrinhos por completo. Acompanhei cada edição por ano. Foi o mesmo com a série. Não fiquei só por aí. Li os livros, e gostei ainda mais. Tinha uma extensa coleção de artigos da série. Coisa de colecionar mesmo. No domingo ficava buscando site na internet para assistir em tempo real os novos episódios. Alucicrazy. O vício. 

Infelizmente a qualidade do programa caiu muito depois da quarta temporada, depois caiu ainda mais a partir da sétima. Foi ficando cada vez mais ruim. Os próprios atores abandonando o barco. A produção quis guardar um elenco enorme e sem graça, que o público não tinha interesse. Nada nunca acontecia com eles, e eram muitos. Nem sequer tinha tempo de câmera para todos. Enfim, ficou ruim e previsível. 

Apesar disso eu perseverei. Mas não vou mentir, o final foi na base da obrigação. A última temporada com 24 episódios foi puxada, e gostei apenas dos 8 últimos capítulos. Trouxeram toda a nostalgia de volta, com muitas lembranças das temporadas anteriores, o mesmo com o último episódio. Terminei com lágrimas nos olhos. 

Muitos anos atrás comecei a ver Fear The Walking Dead. Desisti na segunda temporada e não pretendo voltar. Tampouco vi The Walking Dead Beyond, e nem ousarei seguir com as séries inspiradas na Maggie-Morgan, Rick-Michonne e pior ainda no Daryl. Vou deixar TWD quieto, e guardar a lembrança de quando eu gostava. Como um livro. Depois que termina a gente apaga tudo, deixa só o sentimento de que foi bom. Em algum momento TWD foi bom... 

 

CIDADE INVISÍVEL – 2ª TEMPORADA

 

Segunda temporada feita para gringos.  

 

Gostei muito do primeiro ano pois vi o potencial para uma série brasileira de ficção do mesmo nível que produções norte-americanos. Porém viram que a séria fez sucesso no exterior sobretudo por conta do clichê Brasil exótico, floresta e natureza. No segundo ano do programa foram fundo nessa temática. E se perderam no meio do caminho. Sinceramente me senti perdido nessa temporada sem entender muito bem o que estava acontecendo. O roteiro deixou a desejar. Faltou motivação para os personagens. Sem contar que até a duração foi menor. Parece que não tinham ideia para um segundo ano e tiveram que fazer nas pressas. Enfim, apesar do roteiro fraco é uma série com dinheiro então o visual no mínimo compensa. Valorizo o produto BR e com certeza volta par a uma terceira temporada...

 

A PEQUENA SEREIA


Apesar de todas as críticas o filme ficou muito bom. Eu já era grande fã de A Pequena Sereia e apenas confirmei minha preferência por esta animação, e agora live-action.

 

Mudaram bastante coisa, mas acredito que ficou ainda melhor. Não somente a cor da personagem principal, que foi duramente criticada. A estória foi transferida para outra parte do globo, onde há muita água e calor, ótima combinação! O mar tropical é muito mais colorido. A gente termina o filme com vontade de ir para praia...

 

Chloe Halle está incrível no papel de Ariel, e impressiona pela atuação mesmo quando não há diálogos. Escolha perfeita. O talento musical é ímpar, e as regravações estão sensacionais. Me senti privilegiado por ter assistido a versão original.

 

O príncipe é bonito, secundário como deve ser todos os príncipes da Disney. Como o resto do elenco, cumpriu bem seu papel. Disney caprichou nas cenas baixo água, e até mesmo os animais aquáticos parecem estranhamente reais. Enfim, dinheiro bem gasto!

 

GUARDIÃS DA GALÁXIA 3

 

Um excelente filme. Fechou com chave de ouro a trilogia. E o melhor de tudo é que não se trata de um filme com muitas conexões com os precedentes, o que o torna acessível para o público que não viu as dezenas de lançamentos da Marvel.

 

Como sempre a Disney impressiona com a qualidade das cenas, dos momentos de ação, o equilibro com o drama, além de ser um filme realmente engraçado.  Não só engraçado, mas igualmente comovente. A trilha sonora continua muito boa, bem conectada com o restante do longa-metragem. 

 

Sempre difícil se despedir, mas ao menos terminou como começou: incrivelmente incrível (além do mais ficou claro que alguns personagens voltarão muito em breve...)

 

THE SUPER MARIO BROS

 

Amei. Eu sou grande fã de animações, e mesmo se não fosse, acho que seria impossível não gostar de Mario. Tem 100% gostinho de infância, é um filme bem feito, com um roteiro interessante e diversos momentos engraçados. Não é a toa que está fazendo tanto sucesso! Uma continuação com a mesma qualidade seria super bem-vinda.

 

DECRETO PRESIDENCIAL

Senti que deixou a desejar...

 

A ideia é bacana, daria uma ótima distopia, um pouco como O Homem do Castelo Alto, mas ficou muito na comédia, não senti a tensão que o filme deveria passar.  E embora o elenco seja forte, não só de boas atuações se faz um bom filme. Acho que por ter sido adaptado de uma peça teatral, até mesmo os cenários estavam parecidos com gravações nos estúdios da Globo.  Apesar de tudo isso, a produção fez barulho e isso foi ótimo para levar a discussão para além das telas. 

 

MARTE UM 

 

Um filme interessante. Bem made in Brazil, e melhor ainda porque foge do circuito nacional do cinema e com isso apresenta um pouco mais do país.  A trama acontece em Minas Gerais no âmbito de uma família tipicamente brasileira. Não é uma estória como a gente tá acostumado a ver sobre o Brasil, repleto de favela, sexo e violência, narrativas criadas para vender no exterior. É um filme inteiramente nosso, porque acima de tudo é uma estória sobre sonhos.  Foi também uma experiência única de o assistir no Festival de Cinema Brasileiro a Paris com a minha melhor companhia, Vincent.

 

Seguimos vendo os clássicos nacionais, sem deixar os contemporâneos de lado. Vincent inclusive foi ainda mais longe e começou a assistir o cinema brasileiro de vanguarda, lá dos anos 60. Muito dedicado ele...

 

SCREAM VI 

 

Não é o meu gênero favorito, mas o filme fez um esforço para agradar o público jovem. Eu possivelmente não assisti os outros filmes da franquia, e tenho certeza que não vi o Pânico V e nem por isso deixei de entender a trama. 

 

E bem slash, caminha entre o humor e o horror, mas o elenco se esforça e no final até que não e tão ruim. 

 

WHERE THE CRAWDADS SINGS 

 

Uma adaptação fiel. Lembra muito o livro e acho que fizeram um trabalho excelente. Não foi um grande sucesso nos cinemas, mas agradou que conhece a essência da história da Kya.  

 

PEARL  

 

Ainda mais maluco que X. Mia Goth como sempre continua de parabéns. Vão lançar MaxXxinE e com certeza eu estarei lá para ver. 

 

AFTERSUN 

 

Pesado. É sútil, e principalmente por isso se torna um filme difícil de digerir. Mas é super interessante. Traz a magia do cinema, em encontrar um filme que muito tempo depois de assistir a gente ainda está lá pensando nele, refletindo, criando teorias. Paul Mescal meu queridinho não decepciona! 

 

HOMEM FORMIGA E A VESPA: QUANTUMANIA

 

Não consegue nem ser engraçado. Thor 4 é ruim, mas me fez rir muito.

 

Tem um roteiro sofrido, de dar vergonha alheia pelos diálogos e, portanto, serve apenas para o cinema. Com cores intensas, muitos efeitos especiais, é bom para ser visto na tela grande, mas fora isso é extremamente esquecível. Além disso lembra muito qualquer filme de Stars Wars.

 

Fiquei admirado com a coragem da Marvel de finalizar a trilogia de um herói tão sem apego do público. Esse terceiro filme basicamente é uma introdução ao vilão da nova fase, sobretudo na cena pós-crédito. 

 

Enfim, o povo criticou horrores Os Eternos, que eu amo, e por isso acho uma ofenda compará-lo com Homem Formiga e a Vespa.

 

NIGHTMARE ALLEY

 

Gostei bastante. Além de ser um bom filme, tem um certo simbolismo para nós. 

 

Um ano atrás, eu e o Vincent marcamos de ver esse filme no cinema como primeiro encontro. Não deu certo, adiamos, nos encontramos em outro cenário, e sempre que que íamos assistir algo, colocávamos Del Toro de lado. Agora, exatos 365 dias após nosso plano original, voilà. Encontramos tempo para prestigiar essa super obra.

 

O elenco entrega um trabalho perfeito. Grandes nomes que eu adoro. Bradley Cooper, Rooney Mara, Cate Blanchet, Willem Delfoe et cia. O enredo também colabora para torna esse um super filme. Tem história, e uma história interessante. Sem contar que trás essa temática circense do século 20 que sou fã de carteirinha.

 

Aqui mesmo só resta dizer que Guillermo del Toro não erra. Essa temática sombria e tomada pelo suspenso é sempre uma tacada certa!

 

 CIDADE DE DEUS

 

Seguimos com os clássicos do cinema brasileiro. Esse daqui é uma pérola, até mesmo indicado ao Oscar. Um excelente trabalho, apesar de continuar na ideia do Brasil dos estrangeiros. O país como a Europa vê, violento e tomado por favelas. Fora isso tem alguns momentos que claramente vemos da fonte que Tropa de Elite bebeu. Enfim, cenas memoráveis que até hoje povoam o imaginário da nação. 

 

Detalhe que estou me surpreendo positivamente com os filmes nacionais, agora que passei a vê-los com o Vincent. Tem muita coisa boa feita no país, produções de alto nível. Histórias incríveis!

 

UNICORN WARS

 

Uma excelente animação. Estranhamente diferente. Tem um enredo que para mim é inédito, além de ser realmente um filme adulto, apesar de ser um desenho com muitas cores, fofo e engraçado. Me lembrou as animações do Cartoon Network como Hora da Aventura.

 

Enfim, acho que foi a primeira vez que assisti uma animação adulta no cinema. Pena que foi dublado. Adoraria ter assistido no espanhol (idioma original).

 

X

 

Que filme bom! E olha que nem sou muito fã de terror. Mas esse daqui consegue ser diferente. Trabalha muito bem o suspense e não precisa de nada sobrenatural para causar medo. Além disso é uma produção super ousada, com o objetivo de causar desconforto! O elenco claramente se entrega ao papel...

 

Tive o prazer de assistir a reprise no cinema e agora estou igualmente ansioso para assistir Pearl. Super recomendo!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário