sábado, 3 de julho de 2021

RESENHA| A ILHA DO TESOURO (R. L. Stevenson)


«¡Ja, ja, ja! ¡Y una botella de ron!»

 

A Ilha do Tesouro é um clássico da literatura mundial, mas o que me levou mesmo a ler este livro foi o idioma. Ultimamente estou exercitando meu espanhol por meio da leitura e, ainda assim, me peguei interessado na narrativa.

 

É a segunda vez que leio Robert Louis Stevenson. Muito tempo atrás li O Médico e o Monstro. Publicado em 1886, a obra é do estilo terror, porém uma leitura rápida e fácil. Novamente me aventurei nas estórias de R. L. Stevenson apenas para confirmar que seus livros são inigualáveis. Fogem de qualquer tipo de comparação, pois são obras datadas de mais um século e desde então definem o imaginário popular quando o assunto é PIRATA.


 

Coincidentemente um dos primeiros livros que li na vida foi igualmente sobre piratas. Me recordo de ter lido O Pirata Barba Ruiva de Manoel Arthur Villaboim, claramente infanto-juvenil. Mais tarde também li Robinson Crusoé, romance escrito por Daniel Defoe e publicado originalmente em 1719.


 

São livros infantis, por vezes um pouco complexos, embora os temas nunca apresentem qualquer malícia típica das obras adultas dos dias atuais. São histórias para crianças curiosas. Escrito em 1883, A Ilha do Tesouro é uma aventura épica, com direito a ilha deserta, piratas, marinheiros ingleses e um tesouro escondido. O escocês Robert Louis Stevenson é considerado um dos maiores escritores da literatura mundial e do gênero de romances de aventuras e aqui está o motivo.


 

Um dos livros mais célebres de todos os tempos, A Ilha do Tesouro é uma fantasia onde duas vozes relatam os acontecimentos envolvendo o navio Hispaniola e a Ilha do Tesouro, o jovem Jim Hawkins e algumas vezes o Capitão Smollet. Mas claramente o melhor personagem é o cozinho duas caras John Silver.

 

Cuando el joven Jim Hawkins encuentra el mapa de una isla desierta en la que se ha escondido un tesoro, recurre a influyentes amigos para fletar la Hispaniola y emprender el viaje. Cuenta con su audacia, la experiencia del capitán Smollet y la inteligencia del doctor Livesey. Pero la tripulación está formada por una banda de filibusteros a las órdenes de John Silver, un verdadero pirata sanguinario que codicia el mismo tesoro.


 

Ano: 2004 / Páginas: 269

Idioma: espanhol

Editora: El País Aventuras


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário