domingo, 5 de julho de 2015

Estúdios Vera Cruz serão revitalizados



Criados em 1949 pelo produtor italiano Franco Zampari e o industrial brasileiro Francisco Matarazzo Sobrinho, para ser uma espécie de "Hollywood brasileira", os estúdios chegaram a ser um dos maiores do mundo até fechar as portas em 1954, após uma grande crise financeira.
Os antigos estúdios de cinema Vera Cruz, que funcionaram em São Bernardo do Campo, no ABC paulista serão enfim revitalizados depois de anos de discussões.
O novo projeto para o espaço, que conta com uma área de mais de 45 mil metros quadrados no bairro Jardim do Mar, será apresentado no dia 5 de agosto. A ideia é, dentro de um prazo de cinco anos, transformar o local em um amplo complexo de produção audiovisual.
O empreendimento será gerido por 30 anos pela empresa Telem, que venceu o processo de licitação promovido pela Prefeitura de São Bernardo. O contrato foi assinado em junho.
A revitalização prevê o aumento do número de estúdios de duas para sete, além da instalação de um Centro Cultural, com teatro de 850 lugares, e um Centro de Audiovisual.
O projeto para os estúdios Vera Cruz também inclui sala de cinema, incubadora de empresas ligadas à área, um restaurante e um espaço para todo o antigo acervo da companhia cinematográfica.

De lá saíram títulos importantes para o cinema nacional, como o longa "O Cangaceiro" (1954) e o curta "Painel" (1950), ambos do cineasta Victor Lima Barreto Barreto e premiados no Festival de Cannes. Ao todo a Companhia Cinematográfica Vera Cruz produziu e coproduziu mais de 40 longas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário