quinta-feira, 28 de setembro de 2023

RESENHA – THE STARLESS SEA (O Mar Sem Estrelas)




"Se todos os finais são começos, será que todos os começos também são finais?"

Que coisa confusa. Terminei com impressão de que era preciso decifrar a história – o que não consegui. Várias vezes me perdi na leitura, ainda mais complicada por estar em inglês. Inclusive isso é bem recorrente pois quase sempre tenho dificuldade quando se trata de fantasia / ficção.


Em “O Mar Sem Estrelas” somos imersos em muitas histórias. São histórias dentro de histórias, que às vezes são bem mais interessantes que a trama central. Estes contos paralelos (mas nem tanto) são o ponto alto da leitura, onde a autora nos transporta a mundos e linhas temporais diferentes.


Há sempre algo novo a descobrir, tanto é, que quando pensei que tinha acabado, era só o começo do mistério, que seguiu até as últimas páginas. Resultado: tudo ficou demasiadamente repetitivo. Não só isso, eu claramente tenho certa animosidade com livros sobre livros, e The Starless Sea apenas confirma isso. Dificilmente me apego a romances sobre livros.


Apesar disso, Erin Morgenstern tem uma escrita encantadora, os cenários, a ambientação, a criação de mundo no geral está perfeito. No entanto, faltou desenvolver melhor os personagens, sobretudo o romance entre eles. No mais, ficou parecendo uma novela do Walcir Carrasco (soft spoiler).


Ano: 2019 / Páginas: 498

Idioma: inglês 

 

RESENHA

 

Uma história de amor atemporal se desdobra em um mundo secreto debaixo da terra — um lugar de piratas, pintores e navios que navegam sobre um Mar Sem Estrelas.

Quando Zachary Ezra Rawlins descobre um misterioso livro escondido na biblioteca de sua universidade, isso o leva a uma busca como nenhuma outra. Em meio a suas inebriantes narrativas sobre prisioneiros apaixonados e cidades perdidas, ele se depara com algo impossível: uma história de sua própria infância.


Determinado a obter respostas que este livro sem título ou autor se recusa a prover, Zachary deve seguir as únicas pistas que encontra na capa – uma abelha, uma chave e uma espada. Em seu caminho, surgem duas pessoas que mudarão o curso de sua vida: Mirabel, uma impetuosa pintora de cabelos cor-de-rosa, e Dorian, um belo e enigmático homem descalço.


Navegando por bailes de máscaras e sociedades secretas, este é só o início de uma missão que o levará a um estranho labirinto subterrâneo, às margens do Mar Sem Estrelas. Um mundo maravilhoso de túneis sinuosos, cidades perdidas, amantes eternos e histórias a serem preservadas, custe o que custar…

 

CITAÇÕES

 

“To sail the starless sea and breathe the haunted air.”

 

“for right now this is his entire world.starless and sacred.”

 

"I feel like i'm losing my mind, but in a slow, achingly beautiful sort of way".

"Books are always better when read rather than explained." 

 

"He cannot see but he still believes."

 

"He waits though once he never waited, would never dream to wait or wait to dream. he waits now. for someone to take the shot. for someone to pierce his heart. to know he is remembered."

 

“No story ever truly ends as long as it is told.”

 

"But if he's in a story within a story who is telling it?"

 

"Nem todas as histórias tocam todos os ouvintes, mas todos os ouvintes podem encontrar, em algum lugar, em algum momento, uma história que os toca. De uma forma ou de outra."

 

"He has walked through puddles of ink and left footprints that formed stories in his wake that he did not turn around toread."

 

“Um menino no início de sua história nunca sabe que sua história está começando.”

 

"Todo mundo faz parte de uma história, o que as pessoas querem é ser parte de algo digno de ser contado."

 

"Um livro é feito de papel, mas uma história é uma árvore."

 

"- Todo mundo quer as estrelas. Todo mundo deseja o que existe fora de alcance, segurar o extraordinário nas mãos e guardar o impressionante nos bolsos.".

 

"Ser um guardião é usar a morte no peito."

 

"É estranho, não é? Amar um livro. Quando as palavras nas páginas se tornam tão preciosas que parecem parte de sua própria história, porque são."

 

"Nem todas as histórias tocam todos os ouvintes, mas todos os ouvintes podem encontrar, em algum lugar, em algum momento, uma história que os toca."

 

“Suas portas estão esperando por eles.”

 

"Conhece-te a ti mesmo e aprenda a sofrer."

 

 “Alguém estava tentando impedir a história de terminar, eu acho. Mas a história queria um final.”

 

“Nem todas as histórias falam com todos os leitores, mas todos os leitores encontram histórias que falam com eles de algum jeito e em algum momento.”

 

“Atrás da porta existe um outro lugar. Não a sala que fica atrás do muro. Algo mais. Ele sabe disso. Ele sente isso nos dedos dos pés.

 

“… Obrigada por me ver quando as outras pessoas olhavam através de mim como se eu fosse um fantasma…”

 

“… Essas portas cantam. São canções de sereia silenciosas para aqueles que buscam o que há atrás delas. Para aqueles que sentem saudades de um lugar aonde nunca foram…”

 

“- À Procura.

— Ao Encontro.”

 

"A liberdade mantida à vista, mas fora de alcance, como um lembrete para o prisioneiro."

 

"But the world is strange and the endings are not truly endings no matter how the stars might wish it so."

 

"Mas não é isso que tudo mundo quer? Ser capaz de fazer as próprias escolhas e decisões, mas de modo que seja parte de uma história?"

 

"Uma vez, muito tempo atrás, o Tempo se apaixonou pelo Destino."

 

"É estranho, não é? Amar um livro. Quando as palavras nas páginas se tornam tão preciosas que parecem parte da sua história, porque são."

 

"Livros são melhores lidos do que explicados."

 

“Nem todas as páginas falam com todos os leitores, mas todos os leitores vão encontrar uma história que o faça em algum momento, em algum lugar.”

 

"Há um pirata no porão.  (O pirata é uma metáfora, mas também uma pessoa.)"

 

"We are all stardust and stories".

"Nós somos as estrelas. Somos todos poeira estelar e histórias."