sábado, 30 de janeiro de 2021

TOP 10| LIVROS PARA CRIANÇAS




Considero “O Pirata Barba Ruiva” de Manoel Arthur Villaboim o primeiro livro que li na vida, ou ao menos até onde eu consigo lembrar. Ainda sobre aventuras em alto mar temos “As aventuras de Robinson Crusoe” de Daniel Defoe sobre o náufrago que passa a viver sozinho em uma ilha.


 

Apesar de serem livros infantis, a maior partes dos títulos desta lista eu li durante a adolescência como é o caso de Arthur e os Minimoys que inclusive chegou a virar filme produzido pelo próprio Luc Besson. Li apenas o primeiro volume de uma coleção com 4 volumes. Outra coleção que nunca terminei é Os Karas de Pedro Bandeira.


 

Durante o ensino médio precisei ler o livro "A droga do amor", para fazer uma atividade e acabei me apaixonando pela estória. O título é o segundo envolvendo o grupo de amigos adolescentes, Os Karas. A coleção conta com 6 volumes, porém li apenas os 4 primeiros.


 

Sempre gostei muito de ler sobre diários e um dos primeiros que li foi o “O diário de Zlata Filipovic” escrito pela própria Zlata. O texto é sobre a vida da menina durante a guerra, enquanto o “Diário de Um Adolescente Hipocondríaco” é sobre um adolescente que acredita ter todo tipo de doença.


 

O Pequeno Nicolau é um livro mais voltado para o público infantil. Posso dizer que o livro é acima de tudo uma bela comédia que me fez rir muito e ao mesmo tempo me lembrou muito da minha infância.


 

Os demais livros são igualmente destinados a crianças. É uma ótima opção para os pequeninos que estão começando a ler, pois os livros aqui separados são escritos de forma muito fácil, mas também brilhante.

 

Para conhecer os outros livros da lista deem uma olhadinha abaixo:

 

1: O Pirata Barba Ruiva - Manoel Arthur Villaboim


 

Este livro conta a história de um lendário pirata amigo das crianças, o capitão Barba Ruiva, e sua inusitada tripulação - o lobo cinzento, o papagaio Papa e o mico Tico Mico. Em uma aventura ecológica, eles levantarão velas para salvar o menino Flint das mãos de seu arqui-inimigo, o malvado Olho de Tigre. A aventura tem como cenário a baía da Ilha Grande, suas trilhas, cavernas secretas e as lendas de piratas que habitaram essa costa. O autor usa referências de histórias que leu, de relatos que ouviu sobre os piratas que navegavam nas costas brasileiras e das imagens de sua infância e juventude passadas no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro. De caráter educativo, a obra aborda temas como humildade, honra, fé, solidariedade e coragem.


2: As aventuras de Robinson Crusoe - Daniel Defoe


 

A obra fez grande sucesso, embora a princípio, fosse considerada apenas um relato de aventuras e só depois tenha assumido o caráter de símbolo do homem que enfrenta a natureza, valendo-se apenas de suas forças e de sua razão. É considerado um dos maiores romances de aventura da literatura mundial.

 

3: Arthur e os Minimoys - Luc Besson


 

Arthur é um garotinho de 10 anos às voltas com os problemas do mundo dos adultos. Seu avô está misteriosamente desaparecido, seus pais estão sem trabalho, e sua avó está prestes a perder a casa para um empresário maldoso. Mas nem tudo está perdido. Arthur sabe de um segredo que pode salvar a casa de sua avó - um tesouro escondido em algum lugar do jardim. Como encontrá-lo? Com muita aventura e fantasia, começa a história que leva nosso pequeno herói para um mundo mágico onde vivem pequeninos e encantadores seres - a Terra dos Minimoys.


 

4: Os Karas - Pedro Bandeira

 

Os Karas 1 - A Droga da Obediência

O livro que iniciou a série com os Karas. Uma turma de adolescentes enfrenta o mais diabólico dos crimes. Num clima de muito mistério e suspense, cinco estudantes, os Karas, enfrentam uma macabra trama internacional: o sinistro Doutor QI pretende subjugar a humanidade aos seus desígnios, aplicando na juventude uma perigosa droga. E essa droga já está sendo experimentada em alunos dos melhores colégios de São Paulo. Esse é um trabalho para os Karas: o avesso dos coroas, o contrário dos caretas.


 

Os Karas 2 - Pântano de Sangue

A turma dos Karas luta contra o crime organizado que está agindo no Pantanal de Mato Grosso sob liderança do implacável Ente. Em um enredo fascinante, repleto de suspense do começo ao fim, os Karas envolvem-se na trama criminosa que leva à dramática destruição dos jacarés, dos índios e da natureza.


 

Os Karas 3 - Anjo da Morte

O professor de teatro de Calú, o ator dos Karas, é assassinado pouco antes da estréia de sua nova peça. A única pista é um ameaçador folheto neonazista. Surge um novo caso para os Karas. O principal suspeito é um ex-oficial alemão, comandante de uma organização mundial que pretende somar o dinheiro e o poder dos criminosos com o tenebroso ideal. Grande aventura dos Karas, enfrentando os perigos de um grupo neonazista e um plano ardiloso de renascer Adolph Hitler através de seu bisneto.


 

Os Karas 4 - A Droga do Amor

Dr. Q.I foge sem deixar vestígios, enquanto o assunto do momento é a "Droga do amor", uma descoberta muito útil de cientistas estrangeiros que poderá ser a cura para a praga do século.


 

Os Karas 5 - Droga de Americana!

O sequestro de Peggy, amiga de Magrí e filha do presidente dos Estados Unidos, que estava no Brasil para uma exibição de ginástica olímpica, coloca novamente os Karas em ação. Com apenas 6 horas para agir, e desta vez comandados pelo Chumbinho, o menor e mais valente dos Karas, o grupo levará o leitor por caminhos de mistério e suspense.


 

Os Karas 6 - A Droga Da Amizade 

Como Miguel começou a Turma dos Karas? Como conheceu e por que escolheu Magrí, Crânio, Calu, Chumbinho e a americana Peggy para formar esta turma tão especial? E por que Andrade era um policial diferente, melhor do que qualquer outro? Como cada um deles demonstrou ao líder dos Karas que era uma pessoa especial, tanto pela coragem, quanto pela honestidade, pelo caráter e pelo desejo de mudar o mundo para melhor? E o que terá acontecido com eles depois de todas as aventuras que estes sete heróis viveram? Em que se terão transformado todos eles depois de adultos?


 

5: Vou te contar, meu camarada - Gláucia Lemos


 

Muito mistério envolve a vida de Zé, o melhor amigo de Jorge, ambos apaixonados pela mesma moça. Acompanhando Zé em uma de suas estranhas viagens, Jorge se mete numa tremenda enrascada, e não se sabe o que contar para Marialva. Para nós, leitores, conta uma história emocionante.

 

6: A Comédia dos Anjos - Adriana Falcão


 

Em 'A comédia dos anjos', a protagonista é D. Madalena, um fantasma bisbilhoteiro que volta logo depois do enterro para tentar endireitar a vida da filha. Separada e com um filho, a moça namora um dono de bar falido. Enquanto isso, pensa no ex-marido, jogador de futebol, que escolheu a carreira em lugar da família. Ao contrário do que se poderia prever, a chegada do divertido fantasma não gera horror. A surpresa é logo coberta pela personalidade forte da velhinha, que quer continuar a jogar baralho com as amigas e dar um jeito para o novo genro ganhar dinheiro no bar.

 

7: O diário de Zlata Filipovic - Zlata Filipovich


 

Zlata tem onze anos e vive em Sarajevo. Mantém um diário, no qual vai registrando seu cotidiano. Mas a guerra eclode na ex-Iugoslávia e irrompe no diário da menina. As preocupações do dia-a-dia desaparecem diante do medo, da raiva, da perplexidade. O universo de Zlata desmorona. "Domingo, 5 de abril de 1992 Dear Mimmy, Estou tentando me concentrar nos deveres (um livro para ler), mas simplesmente não consigo. Alguma coisa está acontecendo na cidade. Ouvem-se tiros nas colinas. [...] Sente-se que alguma coisa vai acontecer, já está acontecendo, uma terrível desgraça.


 

8: Diário de Um Adolescente Hipocondríaco - Aidan Macfarlane e Ann Mcpherson

 

A história de um garoto de 14 anos com problemas universais - quer se matar por causa das espinhas, briga com a irmã dia e noite, e acha que sua mãe é incapaz de compreendê-lo.


 

9: O fantasma da Torre - Giselda Laporta Nicolelis


 

História de três adolescentes que visitam um castelo do tempo do imperio, empoeirado e abandonado. Os jovens acabam encontrando, em meio a essa aventura, um cadaver e uma carta misteriosa...


 

10: O Pequeno Nicolau - René Goscinny, Sempé

 

As divertidas aventuras do Pequeno Nicolau, um menino igual a muitos outros, são narradas com humor perspicaz por Goscinny, o inesquecível autor do Asterix, e ilustradas pelo genial Sempé. Em cinco títulos, situações como a visita do inspetor à escola, os recreios tumultuados, as férias na praia, a chegada do irmãozinho, a visita da vovó, são contadas com graça e sensibilidade. As travessuras do Nicolau e suas observações hilariantes sobre os colegas, os pais, os professores e as situações do cotidiano têm cativado crianças e adultos do mundo todo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário