sábado, 31 de outubro de 2020

RESENHA| THE YEAR OF THE WITCHING



O Ano da Bruxa é uma leitura incrível. Escolha perfeita para o mês do Halloween, o livro é único ao trazer uma estória de terror para um público de jovens adultos. A trama mescla elementos religiosos bem sombrios e uma sociedade com ares medievais.

 

A construção de mundo me encantou. Alexis Henderson soube escrever sobre jovens tentando salvar o mundo, pragas capazes de aniquilar toda uma sociedade e tudo isso sem se afastar da fantasia.


Alexis Henderson 

 

Nas terras de Betel, onde as palavras do Profeta é lei, a própria existência de Immanuelle Moore é uma blasfêmia. A união de sua mãe com um forasteiro de uma raça diferente desonrou sua família, por isso Immanuelle faz o seu melhor para agradar o Pai, seguir o Sagrado Protocolo e levar uma vida de submissão, devoção e absoluta conformidade, como todas as outras mulheres do assentamento.

 

Mas um incidente a atrai até a proibida Floresta Negra, ao redor de Betel, onde o primeiro profeta perseguiu e matou quatro poderosas bruxas. Os seus espíritos ainda vagueiam por ali, e dão um presente para Immanuelle: o diário da sua falecida mãe, que deixa Immanuelle surpreendida ao saber que sua mãe já se refugiou na floresta.




Fascinada com os segredos do diário, Immanuelle se vê lutando para entender como sua mãe se associou com as bruxas. Mas quando ela começa a descobrir verdades sombrias sobre a Igreja e sua história, ela percebe que a verdadeira ameaça a Betel, é a sua própria escuridão. E ela começa a entender que, para Betel mudar, tem que começar por ela.

 

O romance adolescente aparece na medida certa e não atrapalha o desenvolvimento da narrativa. A protagonista tem um evolução bem bacana, recatada no início ela se mostra determinada e corajosa quando precisa ajudar sua comunidade, incluindo os que sempre desejaram o seu mal.




Por ser uma obra ficção sobre adolescentes e bruxaria em certo ponto lembrou As Aventuras de Sabrina, e confesso que passei a leitura torcendo para as bruxas. Por isso acho que o final deixou muito a desejar. O encerramento foi apressado, e para concluir a narrativa a autora precisou forçar algumas cenas.

 

The Year of the Witching é um lançamento deste ano. Tem 368 páginas e ainda não foi publicado no Brasil.




CITAÇÕES FAVORITAS

 

It often seemed like everything she owned was either too big or too small, like she wasn’t fit for the world she was born to.

Muitas vezes parecia que tudo o que ela possuía era muito grande ou muito pequeno, como se ela não fosse adequada para o mundo em que nasceu.

 

Love is an act of loyalty

O amor é um ato de lealdade

 

We have broken ourselves to be together. The fragments of me fit with the fragments of you, and our remnants have become greater than the sum of who we used to be.

Nós nos separamos para ficarmos juntos. Os fragmentos de mim se encaixam nos fragmentos de você, e nossos remanescentes se tornaram maiores do que a soma de quem costumávamos ser.

 

“I thought you were afraid of the woods.”

“I am. Anyone with the good sense they were born with would be,” said Immanuelle.

And while this was true, she’d come to realize that fear wasn’ta reasonable excuse not to do what needed to be done.

 

"Achei que você tivesse medo da floresta."

"Eu tenho. Qualquer pessoa com o bom senso com que nasceu teria ”, disse Immanuelle.

E embora isso fosse verdade, ela percebeu que o medo não era uma desculpa razoável para não fazer o que precisava ser feito.

 

Good things can come from unexpected places.

Coisas boas podem vir de lugares inesperados.

 

“This pain is mine. I don’t need you to carry it for me. One day you’re going to have to learn that we can’t share in everything. Sometimes we’ll have to walk alone.”

“Essa dor é minha. Eu não preciso que você carregue para mim. Um dia você terá que aprender que não podemos compartilhar tudo. Às vezes, teremos que caminhar sozinhos. ”

 

A man who knows his past is a man with the power to choose his future.

Um homem que conhece seu passado é um homem com o poder de escolher seu futuro.

 

“Sometimes the things that seem like they’re hurting us are really a part of healing"

“Às vezes, as coisas que parecem estar nos machucando são realmente parte da cura"

 

It was a structure that exploited the weakest among them for the benefit of those born to power.

Era uma estrutura que explorava os mais fracos entre eles em benefício dos nascidos no poder.

 

Um comentário:

  1. Valeu! Vão lançar agora pela Darkside books e eu estava curiosa pra saber da história.

    ResponderExcluir